Comercializamos produtos de confecção própria, onde temos a responsabilidade e a preocupação de usar matéria prima de baixo impacto ambiental e social. Por isso nossos principais produtos são diferenciados – do ponto de vista da qualidade e do propósito – e têm o algodão 100% orgânico certificado como ponto de partida.

O Algodão 100% orgânico e certificado

Lavouras convencionais de algodão podem ser extremamente agressivas ao ambiente, aos animais e aos agricultores, pois são as que mais utilizam agrotóxicos no mundo – como se trata de um produto que não é comestível, muitos pensam que não há problemas em exagerar na dose de pesticidas. Mas tudo isso faz com que cerca de 250 mil agricultores adoeçam a cada ano no mundo.

O cultivo do algodão orgânico preserva a saúde do solo graças à utilização do sistema de rotação de culturas (alternar o mesmo espaço com outra espécie de modo que os nutrientes do solo não se esgotem), descartando a necessidade de fertilizantes sintéticos – o que explica seu menor consumo de água. Não há uso de pesticidas, pois as pragas são combatidas com a inserção de espécies predatórias benéficas ou com outro tipo de planta que seja mais atraente para esses insetos; e ervas daninhas são retiradas manualmente e os agrotóxicos são desprezados.

cultura de algodão orgânico é uma solução para diminuir o impacto ambiental. Um estudo (baseado nos produtores dos cinco primeiros países que estão no topo dos maiores cultivadores de algodão orgânico do mundo – Índia, China, Turquia, Tanzânia e EUA, mostra que, em comparação ao cultivo convencional de algodão, há grandes reduções em: consumo de água, emissão de gases, acidificação, eutrofização e demanda de energia primária. Conclusão: a produção de algodão orgânico se mostrou 46% menos instigante ao aquecimento global do que a de algodão convencional. 

Brasil

A produção e a comercialização não só do algodão, mas da agricultura orgânica como um todo, ainda são pequenas no país e, assim como em qualquer outro tipo plantio ecológico no mundo, tem seus benefícios econômicos e ambientais, mantendo também a ética no trabalho.

No Brasil, a agricultura orgânica tende a ser um negócio familiar, muitas vezes de pequenos produtores que cursaram ensino superior (não que isso seja estritamente necessário; é apenas uma característica que se destacou nesse meio).

A maior parte da agricultura de algodão orgânico nacional se encontra no Nordeste brasileiro, na região semiárida. E é em Campina Grande (PB) que ela tem maior destaque por causa do seu grande desenvolvimento.

Frete grátis nas compras acima de R$200
Top